Festivais, carnavais e artes cênicas em todos os estilos, são as minhas paixões. Eu tenho o prazer e o privilégio de participar desses eventos desde muito pequeno. Sou aquele tipo de pessoa que se organiza previamente, através de agenda, para programar minhas viagens e participações em carnavais tradicionais, fora de época e festivais variados. Por esse motivo, por entender que tenho um vasto conteúdo de vivência nesse tipo de comemoração, hoje o nosso papo vai ser sobre os festivais!
O que são festivais?
Sem ao menos consultar um dicionário, quando falamos em festival nos lembramos de festa, não é mesmo? Portanto, lhe trago boas notícias de que os dicionários também remetem o festival à festa! Festival é comemoração, é alegria e cultura. Um festival é um evento antecipadamente organizado, que contempla atrações. Um festival pode ter o objetivo de divulgar um produto, para apresentar variadas bandas musicais, para competições diversas. Ou seja, o festival tem o poder de atrair pessoas para um objetivo em comum, trazendo retornos benéficos para quem produz e também para quem participa.
Os mais famosos festivais do universo
Isso mesmo, por conta da organização, criatividade, público e atrações, alguns festivais acabam sendo consagrados como os melhores do mundo! Cito abaixo alguns deles, mas pode acreditar que eles são milhares.
Rock in Rio
Esse festival de música, que não contempla apenas Rock, nasceu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, na década de 80, sendo estruturado por uma família que até hoje toca o festival adiante; os Medina. Quem abriu a primeira edição do Rock in Rio em 1985 foi o famoso cantor Ney Matogrosso. De lá para cá, muitas edições do evento ocorreram, inclusive em cidades de outros países, como é o caso do Rock in Rio Madrid, o de Lisboa e o dos Estados Unidos. Todos que participam do Rock in Rio levam consigo um sentimento de encantamento; não apenas pelas bandas que ali se apresentam, mas pela logística perfeita e a imersão no fabuloso mundo da música.
Coachella Valley Music and Arts Festival
O Coachella é o festival queridinho da turma descolada e fashionista. Este é um evento organizado nos Estados Unidos desde os anos 90 e já teve em seus palcos nomes como Beyoncé, David Bowie e Anitta. O estilo do Coachella, em termos musicais vai do Rock, passeando pelo Hip Hop e chegando até a Música Eletrônica. O grande benefício trazido por um festival como esse, para o público é vivenciar experiências incríveis no deserto da Califórnia e conhecer de perto os seus ídolos e as suas novas canções. Quanto ao mercado da música, este tem como grande benefício a impulsão dos seus números, sendo percebido no crescimento do streaming. E acredite, para o mundo da moda, esse festival lança tendências!
Festival Fringe
Fringe é um festival de artes cênicas nascido na Escócia, em 1947. Depois dessa edição o Fringe segue sendo produzido em outros países, também. Mas afinal, o que traz o Fringe para o seu público? O Fringe apresenta música, circo, teatro e tantas outras artes cênicas, com artistas de várias nacionalidades, mesclando suas culturas e apresentando espetáculos impecáveis. Ou seja, o maior benefício do Fringe, para quem frequenta, é a imersão numa mescla de culturas e inventividade de artistas do mundo inteiro.
Festivais apresentam novidades
Pelo mundo afora, milhares de festivais são realizados, a maioria tem como o tema a música, seja ela o rock, samba, pop, indie, romântica, pagode e tantas outras, mas todos buscam levar ao público um pouco mais sobre os seus trabalhos, suas novidades, impulsionando, assim, os seus artistas. E esse talvez seja objetivo de festivais de outras áreas, também; apresentar ao público as suas novidades, trazer entretenimento, e angariar mais admiradores e consumidores para o seu produto, serviço ou marca.